Érica Inacio
Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG): saiba identificar os sintomas
A ansiedade é uma emoção natural do ser humano e serve como um sinal de alerta diante de situações importantes ou desafiadoras. Essa emoção nos ajuda a enfrentar as situações do dia a dia, nos preocupando com coisas reais e necessárias, a fim de planejar o nosso futuro.
Todo mundo sente ansiedade em algum nível, o problema está justamente no excesso e na frequência constante, o que pode ocasionar um transtorno mental, como o Transtorno de Ansiedade Generalizada.
Ansiedade e preocupações excessivas e constantes sobre várias áreas da vida (por isso generalizada), incluindo desempenho profissional e acadêmico, são as principais características desse transtorno. Outros sintomas são comuns como:
Inquietação;
Nervos à flor da pele;
Dificuldade de concentração ou "brancos na mente;
Cansaço físico e mental;
Irritabilidade;
Tensão muscular,
Bruxismo;
Dores de cabeça;
Problemas gastrointestinais;
Catastrofização;
Dificuldade para dormir.
As preocupações no TAG estão relacionadas a situações da rotina ou que estão por vir, como responsabilidades do trabalho, saúde, finanças e compromissos, porém são exageradas, duram mais tempo, são difíceis de controlar e atrapalham significativamente a vida do sujeito. A pessoa com TAG tem muita dificuldade para relaxar, se percebe sempre agitada, tensa e em estado de alerta, muitas vezes visualiza cenários catastróficos de situações que talvez nunca aconteçam e sofrem bastante por antecipação.
Se você se sente dessa forma, está na hora de buscar ajuda. O tratamento do TAG é realizado por meio de terapia, sendo a TCC (terapia cognitivo comportamental) a melhor evidência científica e, em muitos casos, medicação psiquiátrica.
Obs.: o conteúdo aqui descrito é apenas informativo, para tratamento entre em contato para agendamento.
