top of page

Sentir ansiedade é normal?

Atualizado: 16 de mar.

A ansiedade é uma emoção que TODOS sentem, necessária à nossa sobrevivência, afinal ajuda a nos antecipar diante de futuras ameaças. Enquanto o medo é a resposta emocional diante de um perigo imediato, a ansiedade é a antecipação da mesma.


Diante de situações desafiadoras, o corpo desencadeia várias reações psicofísicas para podermos fugir ou lutar contra a "ameaça". Exemplo: se você está sendo perseguido por alguém, você precisará de mais batimentos cardíacos e mais oxigênio para poder correr.


Agora imagine que você precisa fazer uma apresentação na faculdade. Você se sente ansioso(a) porque enxerga essa situação como uma ameaça (possivelmente o medo de ser rejeitado pela plateia), mesmo sem refletir muito sobre isso. O problema é que, nessa situação, você não precisa de ações físicas intensas — mas seu corpo não sabe disso! Por isso, você treme, sua, fica ofegante e sente como se seu coração fosse sair pela boca. Após a apresentação seu corpo volta ao normal, pois a ameaça desaparece e você se sente aliviado(a).

Quem nunca, né?


Mas, quando a ansiedade se torna prejudicial?

Quando deixa de ser um “frio da barriga” e começa a dificultar suas atividades profissionais, acadêmicas, pessoais ou familiares, gerando estresse físico e emocional, assim, as reações da ansiedade se tornam frequentes e intensas.


Alguns sintomas são comuns como: preocupação excessiva, tensão constante, irritabilidade, pensamentos acelerados, insônia, dificuldade de concentração, sensação de que algo ruim acontecerá, taquicardia, falta de ar, dor de barriga, aperto no peito, tremores, entre outros.


Se isso está acontecendo com você, está na hora de cuidar da sua saúde mental e procurar ajuda profissional.

mulher pensando no futuro
A ansiedade te ajuda a pensar e planejar o futuro, mas em quando excesso se torna prejudicial

Obs.: o conteúdo aqui descrito é apenas informativo, para tratamento entre em contato para agendamento.

Comments


Logo da empresa
  • Whatsapp
  • Instagram

Psicóloga Érica Inacio © 2022. Todos os direitos reservados.

bottom of page