top of page
  • Foto do escritorÉrica Inacio

Por que fazer terapia?

Atualizado: 2 de set. de 2022

Após a pandemia da covid-19, muitas pessoas passaram a olhar com mais cuidado para a sua saúde mental, porém ainda percebemos crenças como “preciso ir ao psicólogo se estiver vivendo um profundo sofrimento”. Essa informação não está totalmente errada, o trabalho do psicólogo costuma ser bastante eficaz diante de dificuldades e transtornos mentais, no entanto, você não precisa chegar ao seu limite ou desenvolver um transtorno para buscar ajuda.


Assim como fazemos exercício físico para manter uma boa saúde física e vamos ao médico para realizar um check-up, a terapia também serve como um exercício de prevenção. Esse processo te ajuda a conhecer suas forças e fraquezas, a gerenciar as suas emoções e melhorar os seus relacionamentos, ou seja, fazer terapia é, na verdade, uma escolha bastante inteligente!


Fazer terapia pode ser doloroso em alguns momentos, mas negar as nossas dificuldades e escondê-las embaixo do tapete não resolve nada. A terapia proporciona acolhimento e conforto emocional, mas também encorajamento para a mudança, assim alguns comportamentos terão que ficar para trás, para que novos e mais produtivos surjam.


Pense na terapia como quem vai à academia, no começo será difícil, você voltará para casa com dores, cansado e talvez até pense em desistir, mas à medida que você treina também percebe as mudanças e quanto essa rotina faz bem a você, assim quanto mais você se dedica, mais rápido os resultados aparecem, e são os resultados que motivam você a continuar. Fazer terapia, por sua vez, é encarar as dificuldades e buscar soluções inteligentes para viver melhor, afinal a gente não consegue mudar aquilo que não conhece ou nega.


Para finalizar, não existe resposta pronta! A função da terapia é responsabilizar o indivíduo por sua existência, a medida que este se torna protagonista da sua própria história.


Obs.: o conteúdo aqui descrito é apenas informativo, para tratamento entre em contato para agendamento.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page