Érica Inacio
E Bulimia Nervosa: o que é?
Atualizado: 2 de mai. de 2022
A bulimia nervosa é um transtorno alimentar caracterizado por episódios de compulsão alimentar (ingestão de grandes quantidades de alimentos em até 2 horas), seguidos por comportamentos compensatórios inadequados, ou seja, tentativas de compensar o excesso de comida consumida e evitar o ganho de peso.
Os indivíduos com bulimia, geralmente, estão na faixa de peso normal, embora alguns possam apresentar o peso levemente acima ou abaixo dessa faixa. Em até 90% dos casos, o vômito é a técnica purgativa (compensatória) mais empregada, no entanto, outras técnicas são utilizadas como jejum prolongado, exercício físico extenuante, uso indevido de laxantes e diuréticos.
A prevalência é maior em países industrializados e 90% dos casos são de mulheres. Pessoas com bulimia expressam forte preocupação com a forma e o peso corporal, não sendo incomum a distorção de imagem. Devido à preocupação com o corpo, o diagnóstico pode ser confundido com anorexia.
O que diferencia a bulimia da anorexia nervosa é que normalmente, os pacientes com bulimia mantém um peso considerado normal ou pouco acima.
Psicólogos, psiquiatras e nutricionistas são os profissionais adequados para tratar bulimia nervosa.
Obs.: o conteúdo aqui descrito é apenas informativo, para tratamento entre em contato para agendamento.
