top of page
  • Foto do escritorÉrica Inacio

Stranger Things, Chrissy Cunningham e Bulimia Nervosa!

Atualizado: 2 de set. de 2022

Cuidado, contém Spolier!


Se você assistiu a 4° temporada de Stranger Things, já percebeu que o Vecna (vilão da série) usa os traumas das suas vítimas para atrair e matá-las.


Mas, quero focar na personagem Chrissy. No 1° episódio, vimos Chrissy vomitando no banheiro da escola e ouve sua mãe (no caso, o Vecna) perguntando se ela quer provar seu vestido, sua mãe grita com ela e a chama de "porca gorda". Momentos antes de sua morte, Chrissy fica imersa em suas memórias e novamente sua mãe fala sobre o vestido, afirmando que ela ficaria lindíssima.


Chrissy possivelmente estava sofrendo de bulimia nervosa. Ela era popular, líder de torcida e namorava o capitão do time de basquete, aparentemente uma vida perfeita para uma adolescente do ensino médio. Mas, a angústia era tamanha, que ela procurou Eddie para comprar drogas.


Transtornos alimentares nem sempre são facilmente identificados. A menos que a pessoa esteja extremamente emagrecida, como no caso da anorexia nervosa grave. Mas, na bulimia o paciente geralmente mantém um peso normal ou com uma leve alteração.


Os episódios de compulsão alimentar e purgação (vômito, uso de laxante, etc) são realizados de forma escondida, pois trazem muito sofrimento e constrangimento. É comum a distorção de imagem e uma extrema preocupação com a forma e o peso corporal. Além disso, na história de pacientes com bulimia é comum as cobranças e comentários alheios acerca do corpo e da comida, como algo que desencadeia ou piora o transtorno.


A bulimia nervosa precisa de tratamento multidisciplinar e há longo prazo. Mas, a boa notícia é, que segundo as pesquisas, até 70% dos pacientes conseguem reverter totalmente o quadro.


Obs.: o conteúdo aqui descrito é apenas informativo, para tratamento entre em contato para agendamento.


310 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page