A cirurgia bariátrica é um procedimento que trata a obesidade, quando outros métodos já não são suficientes. Embora elimine grande quantidade de peso em pouco tempo, não pode ser entendida com uma “solução mágica”.
Critérios para cirurgia bariátrica:
Indivíduos com IMC≥40 Kg/m², com ou sem comorbidades, sem sucesso no tratamento por no mínimo dois anos.
Indivíduos com IMC>35 kg/m² e com comorbidades, tais como pessoas com alto risco cardiovascular, diabetes mellitus e/ou hipertensão arterial sistêmica de difícil controle, apneia do sono, doenças articulares degenerativas, entres outras doenças, sem sucesso no tratamento clínico longitudinal realizado por no mínimo dois anos.
Antes da cirurgia é necessário avaliar todos os riscos envolvidos e as mudanças a serem adotadas, por isso, a avaliação psicológica no pré-operatório é obrigatória. Essa avaliação visa identificar se há limitações intelectuais ou psicológicas que interfiram na compreensão do procedimento cirúrgico e se o paciente está preparado para lidar com as transformações que o mesmo acarreta. Não é indicada a realização da cirurgia quando há abuso de drogas psicoativas ou transtornos psicológicos sem controle, em especial os alimentares. Nesses casos, é necessário tratar primeiramente o transtorno mental, para depois realizar a cirurgia. Além disso, o paciente precisa compreender todas as implicações do processo cirúrgico e as mudanças inerentes à redução de estômago. A fase pré-operatória também serve para orientar o paciente e ajudá-lo a melhorar sua relação com a comida. Ou seja, serve para você se conhecer melhor, tirar dúvidas e implementar mudanças, que serão necessárias para toda a vida!
Obs.: o conteúdo aqui descrito é apenas informativo, para tratamento entre em contato para agendamento.