top of page

Como lidar com a comida nas festas de final de ano?

Já aconteceu de você ir a uma festa com esse pensamento "hoje vou comer só um pouquinho", mas depois da primeira mordida esqueceu completamente da promessa e comeu demais?


Pois é, precisamos entender que o segredo não está na proibição, mas sim em analisar as nossas vontades e os sinais de fome e saciedade. Afinal, comer não é um comportamento involuntário, embora possa se tornar automático.


Ter vontade de comer em festas é totalmente normal, ainda mais quando tem muita comida disponível e os outros estão comendo na nossa frente, isso se chama FOME SOCIAL.



















Nesses momentos, observe os alimentos disponíveis e escolha aqueles que você de fato gosta e tem vontade, não precisa comer apenas porque está à sua frente. Coma com calma, devagar, aproveitando o alimento sem julgamentos e lembre-se de que sempre haverá outras oportunidades para comer, o mundo não vai acabar e você não precisa se despedir da comida.


Quando você come devagar, tem mais condições de identificar a sua saciedade. Ao identificá-la, questione-se você realmente precisa continuar comendo e como você se sentirá física e emocionalmente se continuar. Comer é prazeroso, mas comer até passar mal estraga o momento.


Para finalizar, busque focar em outros aspectos da festa além da comida, curta a música, engaje-se em uma conversa legal, aprecie a decoração, tire fotos e aproveite a companhia das pessoas que estão com você, afinal você não está ali apenas pela comida.


Obs.: o conteúdo aqui descrito é apenas informativo, para tratamento entre em contato para agendamento.

Comentários


bottom of page