top of page
  • Foto do escritorÉrica Inacio

Você tem medo de falar em público? Saiba como lidar!

Até certo ponto é normal você sentir aquele "friozinho na barriga" diante de uma situação de exposição, como falar em público e fazer uma apresentação.


O problema surge quando você tem uma ansiedade muito intensa e difícil de controlar, tem sintomas físicos (coração acelerado, respiração ofegante, tensão muscular, tremores, vermelhidão e suor) e pensamentos catastróficos, de que não vai dar certo, de que você não vai conseguir e de que vão rir de você.


Isso acontece devido a nossa necessidade de sempre querer causar uma boa impressão e ser aceito. Então, diante da possibilidade de não sermos aceitos e julgados de forma negativa, surge o medo de passar vergonha, de ser visto como alguém incapaz ou que não sabe o que está falando. O nosso cérebro entende que estamos diante de uma ameaça e por isso reage dessa forma.


Mas, o que fazer?

Nesse momento, é importante que você tente controlar a sua respiração, inspirando e expirando lentamente, se concentrando na respiração até o seu corpo ficar mais relaxado e você conseguir lidar com os pensamentos que surgem naquele momento.

Muitas pessoas com medo de falar em público relatam ter passado por situações embaraçosas, de humilhação ou acreditam que o seu desempenho não seja adequado o suficiente (geralmente pessoas muito autocríticas), então precisamos entender essas situações e o que é possível ressignificar. É comum também, relatarem que os colegas de escola riram quando fizeram uma pergunta ou gaguejaram na hora de apresentar um trabalho.


Dessa forma, é importante compreender essas situações, mas trazer para o contexto atual: Os seus colegas de trabalho ou a plateia da sua palestra têm mais maturidade que os seus coleguinhas? Qual a possibilidade real de situações como essas se repetirem?


Além disso, é preciso entender que você não vai acertar o tempo todo e não vai agradar a todo mundo, nem os melhores palestrantes vão conseguir esse feito. Por isso, foque no conteúdo e no que você deseja transmitir para a sua audiência, pois o nosso cérebro foca em apenas uma coisa por vez, se você ficar se analisando e criticando o tempo todo, preocupado com o que os outros estão pensando sobre você, provavelmente terá mais dificuldade de se posicionar e ter um bom desempenho.

Mas, claro, não seja refém do improviso, quanto mais você se preparar e falar sobre o assunto, mais domínio você terá, tendo em mente que não existe perfeição, mas a possibilidade de melhorar cada vez mais as nossas habilidades. Por isso, se você deseja ou precisa falar em público, pare de fugir, pois quanto mais você foge, mais reforça a crença de que não consegue.


Comece aos poucos a se posicionar, puxe assunto com alguém que você não conhece, dê a sua opinião na reunião de trabalho, grave um vídeo falando sobre algum assunto, mesmo que você não poste, faça uma leitura na igreja ou grupo que você participa e por aí vai. Aos poucos, esse comportamento se torna mais natural e a ansiedade vai diminuindo.


Obs.: o conteúdo aqui descrito é apenas informativo, para tratamento entre em contato para agendamento.





13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page