Você tem vontade de comer quando está triste, ansioso(a), entediado(a) ou cansado(a)? E depois que come, sente culpa, raiva ou frustração?
Se você está sempre pensando em comida e nada parece te satisfazer, talvez seja um sinal de que está comendo suas emoções! Comer é uma fonte de prazer e, muitas vezes, a comida está associada a momentos divertidos e pessoas que amamos. Por isso, é natural buscar conforto em alimentos como chocolate, pizza, bolo, etc.
Buscar conforto na comida não é, por si só, algo errado. O problema surge quando não encontramos outras maneiras de lidar com nossas emoções e, como resultado, acabamos descontando tudo na comida, o que pode prejudicar nossa saúde física e mental.
Antes de começar, faça uma pausa e observe o que está sentindo:
É fome física? (Se for fome física, você sentirá um vazio no estômago e provavelmente ruídos).
Ou será que você está buscando conforto emocional?
Qual a sua verdadeira necessidade neste momento? Será que comer mais um chocolate realmente vai resolver a situação e eliminar o que você está sentindo?

Quando temos fome emocional, a comida se torna uma fuga, uma distração, afastando você do verdadeiro problema — ou seja, aquilo que está gerando a emoção, seja ansiedade, tristeza, raiva, tédio, entre outros.
Lembre-se: enfrentar suas emoções de forma saudável é um passo importante para alcançar o bem-estar emocional. Se você deseja lidar com suas emoções sem descontar na comida, a terapia é a ferramenta certa para você!
Obs.: o conteúdo aqui descrito é apenas informativo, para tratamento entre em contato para agendamento.
Comments